Petrobras construirá planta de combustível renovável em Cubatão (SP) com geração de empregos

petrobras-construira-planta-de-combustivel-renovavel-em-cubatao-sp-com-geracao-de-empregos

A Petrobras vai construir em Cubatão (SP) sua primeira planta de combustível renovável no país e prevê a geração de três mil empregos. A unidade será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e terá capacidade para processar cerca de 950 mil toneladas por ano de matérias-primas como óleo vegetal e gordura animal.

A planta vai produzir dois tipos de combustíveis: o bioquerosene de aviação (BioQAV), usado em aeronaves, e o diesel renovável, voltado para veículos pesados como caminhões e ônibus. A oferta de novos produtos ao mercado serão um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo, declara a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

Conforme o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, o projeto da nova planta está alinhado à lei brasileira Combustível do Futuro, que incentiva o uso de fontes mais limpas de energia. Vamos entregar produtos com menores emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação, afirmou França.

A empresa informou que os contratos para as obras devem ser assinados no segundo semestre de 2026. Os trabalhos estão previstos para começar no mesmo ano, mas a data não foi informada, nem a previsão de inscrições para as vagas de emprego. Segundo a Petrobras, a construção da nova planta foi dividida em cinco pacotes de contratação, sendo que o primeiro já está com licitação aberta.

Essa etapa é para a obra da unidade de pré-tratamento, onde serão removidas as impurezas da matéria-prima para posterior conversão nos produtos BioQAV e diesel renovável. O projeto prevê a instalação de tanques para armazenamento de derivados e de matérias-primas como óleo de soja e sebo bovino provenientes, principalmente, das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A nova planta, segundo a empresa, segue acordos internacionais para reduzir a emissão de gases poluentes, como a produção de um tipo de combustível sustentável chamado de Sustainable Blending Component (SBC). A implantação da primeira planta de BioQAV e diesel renovável da Petrobras reforça o nosso posicionamento na liderança da transição energética justa e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil, disse o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

Além disso, a Petrobras citou que o projeto atende aos compromissos assumidos pelas companhias aéreas com o programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que, a partir de 2027, vai exigir que empresas compensem e reduzam as emissões de CO₂ geradas por voos internacionais. A Petrobras está comprometida com o desenvolvimento sustentável e a produção de combustíveis renováveis para contribuir com um futuro mais limpo e saudável.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp