Pets no fim de ano: cuidado com o que eles não podem comer

Comidas de fim de ano: saiba o que os pets não podem comer

Nas festas de fim de ano, muitos tutores querem dar aquela variada na alimentação dos pets, mas é preciso saber o que eles não devem comer

No fim de ano, é comum degustar várias receitinhas diferentes do comum, por conta das festas de Natal e Ano-Novo. Com isso, muitas pessoas pensam, também, em ofertar algo diferenciado para seus cães e gatos. Mas o que será que faz mal ou não para eles nesse momento?

Sair dando aos pets a mesma alimentação que os seres humanos têm no fim de ano não é uma boa ideia, já que várias comidas típicas dessa época são prejudiciais e podem até ser fatais para os animais. Mesmo assim, é possível ofertar alguns alimentos diferentes como petiscos, desde que isso seja feito com moderação.

Veja, a seguir, as dicas de Angelica Aguetoni Manzone, veterinária do Hospital Veterinária do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) e especialista em gastroenterologia:

Alimentos que os pets não podem comer

Segundo a especialista, existem vários alimentos típicos das festas de fim de ano que são prejudiciais para cães e gatos.

“O chocolate, por exemplo, contém teobromina, uma substância tóxica para eles. Mesmo em pequenas quantidades podem causar vômitos, diarreia, tremores, arritmias cardíacas e, em casos graves, até a morte”, explica.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp