A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 4, em Goiás, na Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Maranhão e São Paulo, A Operação Quarta Parcela, que visa combater fraudes ao Auxílio Emergencial disponibilizado pelo governo federal, em função da pandemia de coronavírus.
De acordo com a PF, cerca de 100 policiais federais cumprem as medidas judiciais simultaneamente nos estados. Ao todo, são 28 mandados de busca e sete mandados de sequestros de bens. Com a determinação judicial, mais de R$ 170 mil serão bloqueados.
A operação foi deflagrada a partir do trabalho de investigação da força-tarefa composta pela PF, pelo Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. O grupo integra a chamada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), instituída para identificar fraudes no benefício.
Só na Grande São Paulo, uma quadrilha teria causado prejuízos na ordem de R$ 70 mil.
Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, com pena de 2 a oito anos de reclusão.