Press "Enter" to skip to content

PF cumpre 100 mandados contra manifestantes de atos golpistas

Última atualização 15/12/2022 | 10:06

Na manhã desta quinta-feira, 15, a Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra manifestantes bolsonaristas que participaram de atos antidemocráticos. O órgão cumpre 100 mandados em sete estados diferentes mais o Distrito Federal. Esta é a maior operação já realizada pela PF contra financiadores golpistas.

Os atos de golpistas pró-Bolsonaro

Desde que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu as eleições para Lula (PT), apoiadores do ex-militar foram às ruas com a alegação de que houve fraude nas urnas. Apesar de comprovações de diferentes órgãos, inclusive das Forças Armadas, de que não ocorreu nenhum tipo de irregularidade, os golpistas começaram a bloquear estradas como forma de protesto.

A situação escalou ainda mais na última terça-feira, 13, quando manifestantes bolsonaristas realizaram atos violentos em Brasília, queimando carros e ônibus. Com isso, o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, intensificou o inquérito contra esses atos antidemocráticos.

Agora, a PF realiza 100 mandados de busca e apreensão contra golpistas que se envolveram no bloqueio das estradas e em protestos nos quartéis. Empresários que promoveram ou financiaram essas manifestações também são alvos.

“As medidas estão sendo cumpridas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal, em face de pessoas físicas e jurídicas identificadas pelas forças federais e locais de Segurança Pública”, informou a PF em nota oficial.

Além de mandados de prisão, foram expedidos quebra de sigilo bancário e de bloqueio de contas de dezenas de empresários.