Press "Enter" to skip to content

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra deputado estadual Amauri Ribeiro

Última atualização 29/08/2023 | 15:46

Nesta terça-feira, 29, a Polícia Federal (PF) deflagrou a 15ª fase da Operação Lesa Pátria ao cumprir mandados de busca e apreensão contra o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil). O parlamentar é suspeito de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro deste ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados, em Brasília.

Os mandados são cumpridos pela Polícia Federal em Goiânia e Piracanjuba. Em junho deste ano, o deputado estadual admitiu ter contribuído financeiramente para os acampamentos que se instalaram na frente dos quarteis logo após o segundo turno das eleições de 2022, com intuito de questionar a legitimidade das urnas.

“Eu ajudei a bancar quem estava lá. Eu ajudei, levei comida, levei água, dei dinheiro. Mandem me prender, eu sou um bandido, um terrorista, um canalha, na visão de vocês”, declarou o deputado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

De acordo com a nota da PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.