PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra condenados pelo 8/1 em Goiás e outros seis estados

pf-prende-dez-condenados-por-plano-de-golpe-apos-fuga-de-silvinei

A Polícia Federal (PF) cumpriu neste sábado, 27, dez mandados de prisão domiciliar contra réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. As ordens estão sendo cumpridas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal, com apoio do Exército Brasileiro.

A operação ocorre um dia após a prisão de Silvei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Paraguai. Ele foi detido enquanto tentava fugir para El Salvador utilizando documentação falsa.

Entre os alvos da PF está o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins. Além disso, também são alvos três integrantes do chamado Núcleo 4, da trama golpista: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli e Giancarlo Gomes Rodrigues.

Núcleo da Desinformação

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo era conhecido como ´´Núcleo da Desinformação“ e eram responsáveis por disseminar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades. A Primeira Turma do STF condenou o grupo por quatro votos a um, fixando penas que variam entre sete anos e seis meses a 17 anos de reclusão.

Os condenados terão que usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras restrições, como proibição de contato com outros investigados, suspensão de porte de armas, entrega de passaportes, proibição de visitas e restrições de uso de redes sociais.

 

 

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp