Press "Enter" to skip to content

PF cumpre mandados em Goiânia contra tráfico internacional de drogas

Última atualização 04/04/2023 | 11:50

A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou na manhã desta terça-feira, 4, a Operação ”Body Packing”, que investiga um grupo criminoso suspeito de tráfico internacional de drogas. São cumpridos três mandados de busca e apreensão em São Paulo, Brasília e Goiânia. Os alvos são endereços suspeitos de organizar os crimes e recrutar participantes. 

Segundo a PF, os suspeitos utilizam brasileiros, a maioria deles transexuais, para ingerir entorpecentes e transportá-los até a Europa. A investigação começou em 2018, após um homem e uma mulher serem presos em flagrantes no Aeroporto Internacional de Viracopos, enquanto tentavam embarcar em um voo para Paris, sob falsa alegação de que estariam em lua de mel. O suspeito teria ingerido cerca de 173 cápsulas com 2,7 kg de cocaína. 

”Os dados extraídos dessa ocorrência levaram a identificar ao menos cinco outras ocorrências no Aeroporto Internacional de Viracopos em que as pessoas presas também se declararam trans, revelando indícios de uma rede nacional e internacional de pessoas envolvidas com tráfico de drogas e voltada à exploração de vulneráveis”, destacou a polícia em nota.

Ainda segundo a PF, dos quatro suspeitos alvos de busca, dois são de origem estrangeira e já foram presos pelo crime de tráfico de drogas. Outro é procurado pela Justiça. 

Operação

A operação leva o nome de ”embalagem do corpo”, em tradução livre. Os investigados serão responsabilizados pelo crime de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, podendo receber até 25 anos de prisão. 

A PF ressaltou ainda que, entre os dias 6 e 24 de março, outras seis prisões ocorreram no Aeroporto de Viracopos. Os suspeitos estavam na tentativa de embarcar para a Europa com 11kg de cocaína e foram pegos no trabalho de fiscalização, permanente no aeroporto ao lado da Receita Federal.