Press "Enter" to skip to content

PF cumpre mandados em Goiás contra militares que planejaram golpe de Estado

Última atualização 09/02/2024 | 09:15

A Polícia Federal (PF) cumpri na manhã desta quinta-feira, 8, mandados contra uma organização criminosa composta por militares, assessores e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Operação Tempus Veritatis investiga a atuação dos suspeitos em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

A corporação cumpre 85 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas de prisão. A PF cumpre os mandados em Goiás e outros oito estados, além do Distrito Federal. Entre as medidas que são acompanhadas estão: a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país e suspensão do exercício de funções públicas.

O ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro também se tornou alvo da operação e deve entregar o passaporte para a corporação em até 24 horas.

Goiás

Em Goiás, um dos alvos dos mandados foram casas de oficiais do Exército, localizada na Avenida 85, no Setor Marista, em Goiânia. Em relação aos outros mandados, a PF não sabe informar quantos acontecem em Goiás, visto que as ordens judiciais ainda estão sendo cumpridas.

Milícia digital

Nesta fase da operação, as investigações apontaram que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação afim de disseminar a ocorrência de fraudes nas Eleições Presidenciais de 2022. As ocorrências aconteceram antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

A operação foi dividida em dois eixos. O primeiro constitui na construção e propagação da versão de fraude nas Eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022.

Já o segundo eixo consistia na atuação de prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível.

O Exército Brasileiro acompanha os mandados, com apoio da Polícia Federal.