Press "Enter" to skip to content

PF cumpri mandados em Goiás contra tráfico internacional de munições

Última atualização 29/02/2024 | 09:16

A Polícia Rodoviária Federal (PF) cumpri sete mandados judiciais, em Goiânia e Trindade, contra CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) suspeitos de enviarem contêiners com munições ao EUA ilegalmente. Operação contra com auxílio de agências de segurança estadunidenses, que cumprem um mandado de prisão em São Francisco, no Estado da Califórnia.

As investigações tiveram início em setembro de 2021, durante uma fiscalização da Receita Federal em Porto de Santos, em São Paulo. O órgão encontrou, na época, mais de 12 mil munições de uso restrito dentro de um contêiner que vinha dos Estados Unidos e tinha como destino Goiânia.

Após a apreensão, a PF e agências de segurança dos EUA identificaram dezenas de contêineres, vindos dos EUA, destinados também a moradores de Goiás. Os envios adotaram o mesmo padrão durante diversos meses.

Mudança de pessoa física

As munições, apesar de serem adquiridas legalmente no exterior, foram enviadas ao Brasil de forma clandestina. Os equipamentos estavam em contêineres com conteúdos declarados como “mudança de pessoa física”. Os envios não contavam como autorização prévia dos Estados Unidos e não possuía comunicação com as autoridades norte-americanas e brasileiras.

A PF cumpri, no Brasil, os mandados contra investigados responsáveis pelos contêineres e por compras as munições dos Estados Unidos. Já nos EUA os mandados de busca e de prisão são contra um goiano, apontado como responsável pela compra e logística de envio dos conteúdos.

O Exército Brasil, responsável pelos CACs, suspendeu o registro dos investigados. A corporação também determinou a apreensão de armas de fogos e munições. Os investigados no caso responderão pelo crime de organização criminal e de tráfico internacional de munições.