PF deflagra operação contra PMs suspeitos de contrabando e lavagem de dinheiro em Goiás

operacao-policiais-extorsao

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO) e a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) realizaram nesta terça-feira, 4, uma operação que investiga um suposto grupo de policiais militares e outros envolvidos suspeitos de desvios de cargas ilegais e revenda de produtos contrabandeados.

Nomeada Operação Scutum, a ação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Mineiros, no sudoeste goiano, e um em Londrina, no Paraná, que também incluíram empresas. Os crimes investigados são: corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha.

A investigação começou a partir de relatórios de inteligências elaboradas pela Polícia Militar de Goiás e encaminhados à Polícia Federal. Segundo a Polícia Federal, há indícios de cooptação e desvio de cargas ilegais, revenda de produtos contrabandeados e uso de empresas de fachadas e “laranjas” para ocultação de valores. Além disso, a polícia identificou transações bancárias entre os membros do suposto grupo, “evidenciando a existência de um esquema estruturado de agiotagem e lavagem de dinheiro”.

Em nota, PMGO informou que a corregedoria do órgão acompanhou o cumprimento dos mandados presencialmente e adotará as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente. A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares investigados de suas funções.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp