Press "Enter" to skip to content

PF deflagra operação contra traficantes no Brasil e no Paraguai

Policiais federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro deflagraram, na manhã desta sexta-feira, 11, a Operação Status. O objetivo é combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Na ação, estão sendo bloqueados mais de R$ 230 milhões em patrimônio do tráfico de drogas no Brasil e no Paraguai.

O esquema criminoso investigado tinha como ponto principal a lavagem de dinheiro do tráfico de cocaína, por meio de empresas de “laranjas” e empresas de fachada. Entre elas, havia construtoras, administradoras de imóveis, lojas de veículos de luxo, dentre outras. A estrutura, especializada na lavagem de grandes volumes de valores ilícitos, também contava com uma rede de doleiros sediados no Paraguai, com operadores em cidades brasileiras como Curitiba, Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro.

No Brasil estão sendo apreendidos 75 veículos, embarcações e aeronaves, além de 42 imóveis e duas fazendas, cujos valores somados atingem R$ 80 milhões em patrimônio adquirido pelos líderes da organização criminosa. Além das ordens de sequestro, os policiais federais cumprem, ainda, oito mandados de prisão preventiva e 42 mandados de busca e apreensão.