Press "Enter" to skip to content

PF deflagrada operação contra pilotos de helicóptero suspeitos de tráfico de drogas

Última atualização 22/02/2024 | 10:21

A Polícia Federal cumpri nesta quinta-feira, 22, mandados judiciais contra pilotos de helicóptero suspeitos de tráfico de drogas. A corporação cumpri os mandados em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro. A PF prendeu, até o momento, 16 pessoas.

A PF conta com auxílio da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Em Goiás, os mandados são cumpridos em Goiânia, Rubiataba, Nova América e Anápolis. Além delas, a operação também ocorre em Carmópolis de Minas (MG), Araçatuba (SP), Birirgui (SP), Glicério (SP), Paraguaçu Paulista (SP), São Paulo (SP), Americana (SP), Boa Vista (RR) e Macaé (RJ).

A polícia cumpri, ao todo, 18 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão. Os acusados fazem parte de um grupo responsável por tráfico de drogas por meio de helicóptero. A operação tomou início após a descoberta de uma oficina para construção e manutenção clandestina das aeronaves.

A polícia tenta prender, além dos pilotos, os responsáveis pelo apoio logístico do reabastecimento dos entorpecentes.

Tráfico nacional e internacional

As investigações tiveram início em agosto de 2023, quando a PF apreendeu dois helicópteros em uma fazenda de Anicuns. O grupo abastecia a aeronave durante o voo. Na ação, a polícia encontrou cerca de 400 kg de cocaína.

Segundo a Polícia Federal, a organização entregava drogas em outros estados e até em outros países. A organização transportava os entorpecentes em helicópteros, que voavam de maneira clandestina e sem plano de voo, além de certificados suspeitos das aeronaves.

A droga era produzida na Bolívia e chegam ao Brasil pelo Paraguai. O grupo usava o município de Anicuns, em Goiás, e Paraguaçu Paulista como ponto de logística de abastecimento. A organização também usava os locais como ponto de distribuição de drogas. Os traficantes retiravam os entorpecentes das aeronaves e seguiam até outras cidades por terra.