PF diz que ainda não recebeu verba para retomar confecção de passaportes

A assessoria da Polícia Federal (PF) informou nesta sexta-feira (21) que a corporação ainda não recebeu o crédito suplementar de R$ 102,3 milhões aprovado pelo Congresso Nacional para retomar a emissão de passaportes.

Na última quarta (19), o presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei que libera os recursos para a PF. A emissão de passaportes está suspensa no país desde 27 de junho.

No mesmo dia da sanção presidencial, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, havia assegurado que, ainda nesta semana, a produção de passaportes seria retomada. Como titular da Justiça, Torquato também é responsável pela parte administrativa da PF.

Com a sanção do projeto, cabe ao Ministério do Planejamento repassar os recursos ao Ministério da Justiça, que, posteriormente, vai liberar o dinheiro para a Polícia Federal.

O Ministério da Justiça informou que cabe à Polícia Federal comentar sobre “questões relativas à atividades funcionais” do órgão.

O projeto de lei sancionado por Temer foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional. O crédito suplmentar foi obtido de uma contribuição que o Brasil faria à Organização das Nações Unidas (ONU).

Em média, a PF faz 8 mil atendimentos por dia de pessoas que requisitam a emissão de passaporte. Desde o final do mês passado, só tem funcionado o agendamento on-line e o atendimento nos postos. A entrega dos novos passaportes ficou paralisada à espera da normalização da situação orçamentária.

As informações são do Portal G1

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Covid-19: Veja onde se imunizar nesta sexta-feira, 19, em Goiânia

vacinação nesta terça-feira

Goiânia disponibiliza, nesta sexta-feira, 19, 71 postos onde você pode se imunizar contra a Covid-19. A população pode procurar os pontos, que estão espalhados por toda a cidade, entre 8h às 17h. Os imunizantes pediátricos da CoronaVac para crianças entre 3 e 4 anos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já as crianças acima de cinco anos podem se imunizar com a Pfizer.

Os moradores que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e queiram se imunizar nesta sexta-feira com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, também pode procurar uma unidade de saúde do município, assim como quem já pode se imunizar com a terceira e a quarta dose de reforço.

A quarta dose, inclusive, está disponível para as pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos, além de pessoas a partir de 30 anos e profissionais da saúde que tenham tomado o reforço há quatro meses.

Você pode se imunizar com autorização

Para se imunizar, a população acima de 12 anos deve apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. Já as crianças de 5 a 11 anos precisam apresentar Cartão de Vacinação, certidão de nascimento ou CPF, e comprovante de endereço. Pais e responsáveis legais que, porventura, não possam levar a criança ao posto de vacinação, devem preencher autorização para que outra pessoa a acompanhe. (Veja autorização)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp