PF investiga lavagem de dinheiro no Ministério da Infraestrutura

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar um esquema de lavagem de dinheiro no Ministério da Infraestrutura. O esquema seria, supostamente, cometido por um servidor público, que não teve a identidade revelada.

A suspeita também é da prática de outros crimes como corrupção passiva e sonegação fiscal. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias, veículos e imóveis do servidor e de outros investigados.

Os mandados foram expedidos pela 12 ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal (DF). A ação ocorre em endereços de Brasília e de Cidade Ocidental, no Entorno do DF. A Justiça Federal também determinou o afastamento preventivo do servidor público. A medida vale pelos próximos 30 dias.

De acordo com a PF, a apuração demonstrou que o servidor suspeito “apresentou crescimento patrimonial incompatível com sua renda, bem como a realização de gastos incompatíveis com sua remuneração”. Além disso, as investigações apontam para a “construção de uma casa de luxo e aquisição de veículos com os valores não declarados”, disse a PF, em nota.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp