Uma nova ameaça de atentado contra o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes está sendo investigada pela Polícia Federal. Segundo a corporação, o ataque ocorreriam em janeiro deste ano e utilizaria explosivos, granadas e um fuzil Barrett.
No momento, a investigação tenta identificar os autores, participantes e meios empregados no possível atentado. O caso começou a ser apurado nesta semana passada, mas ainda é mantido em sigilo na Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), da PCDF, e na Divisão de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Federal.
Ameaças continuas
A ameaça foi descoberta em um contexto de aumento das tensões políticas no país, especialmente após os eventos dos últimos anos. Em 2024, a PCDF prendeu um homem de 30 anos, suspeito de planejar ataques na capital federal, após um helicóptero ser interceptado. O suspeito teve a prisão temporária e ‘outras medidas judiciais’ solicitadas.
Na mesma semana, um homem foi detido após estacionada um veículo próximo ao Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, e alegar que estava portando explosivos que seriam usados para atacar as sedes da Polícia Militar e da Polícia Federal.