Press "Enter" to skip to content

PF negocia com advogados de Lula cumprimento de mandado de prisão

Prazo para ex-Presidente da República se apresentar espontaneamente terminou às 17 horas

O presidente da Federação Nacional de Policiais Federais, Luís Antônio de Araújo revelou que a Polícia Federal já negocia com a defesa do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como o mandado de prisão será cumprido nas próximas horas.

“Não há gana da Polícia Federal em prender o nosso ex-Presidente da República, mas é nosso dever dar cumprimento ao mandado de prisão. Ele não será feito a qualquer custo. Deve ser feito respeitando-se o ex-Presidente, de forma tranquila”, afirmou.

A prisão pode acontecer em São Paulo e Lula ser levado posteriormente para a sede da PF em Curitiba.

No despacho do mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, final da tarde desta quinta-feira, 5, o ex-presidente tinha até às 17 horas desta sexta-feira para apresentar-se na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

No documento, Sérgio Moro afirma que “relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão. Vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese”.

O ex-Presidente inicia o cumprimento da pena em uma sala previamente preparada – espécie de Sala de Estado Maior -, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, separado dos demais presos. O juiz Sérgio Moro justificou que Lula fica na sala especial “em razão da dignidade do cargo ocupado” e que fica separado dos demais presos “sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

Desde quinta-feira, Lula informou que não se entregaria à PF.

Em alguns instantes, o ex-Presidente da República deve sair do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo, para um pronunciamento.

Mais informações a qualquer momento