Press "Enter" to skip to content

PF pede prisão do padre Robson, por suspeita de lavagem de dinheiro

Desde agosto do ano passado, o padre Robson de Oliveira Pereira vem sendo investigado por acusações de movimentações financeiras irregulares, entre outros crimes. Nesta quarta-feira (18), a Polícia Federal pediu a prisão do religioso. O advogado do líder da maior devoção à Santíssima Trindade do mundo já fez uma contra-representação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), questionando o pedido.

Relembre o caso do padre Robson

Em 2020, padre Robson passou a ser alvo de investigação pelo Ministério Público de Goiás por suposto desvio de mais de R$120 milhões em doações de fiéis. A investigação teve início após tentativas de extorsão de dinheiro contra o religioso, sendo que alguns envolviam possíveis relacionamentos amorosos do mesmo. Cinco pessoas que extorquiram o padre já foram condenadas pela Justiça a penas que variam entre 9 e 16 anos.

Por meio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), padre Robson teria movimentado irregularmente quantias milionárias de dinheiro, com R$2,9 milhões destinados ao arquivamento de mídias comprometedoras.  Desde então, o religioso passou a ser suspeito de lavagem de dinheiro, organização criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica. Ele teve afastamento de qualquer atividade de religiosa a partir do início das investigações da “Operação Vendilhões”, com mandados de busca e apreensão na época.

Novidades no caso

O novo desdobramento aconteceu nesta semana. A Polícia Federal enviou um pedido de prisão ao STJ, e o ministro-relator Benedito Gonçalves está em posse do caso. De acordo com informações da IstoÉ, padre Robson não se encontra no estado de Goiás desde quarta-feira, quando a PF protocolou o pedido de prisão. O advogado do suspeito, Cleber Lopes, ainda não pediu um habeas corpus preventivo, mas já fez uma contra-representação questionando o pedido da PF.

A notícia chega após a expectativa de que padre Robson voltaria a celebrar missas em Trindade, por conta do bloqueio na investigação em relação à suspeita de desvio de dinheiro. Novos episódios a respeito do caso devem acontecer nos próximos dias.