Press "Enter" to skip to content

PF prende jovem brasileiro que pretendia se juntar ao Estado Islâmico

Última atualização 13/06/2023 | 17:54

A Polícia Federal (PF) prendeu um brasileiro que pretendia deixar o Brasil para se juntar ao Estado Islâmico. A suspeita é que o jovem de 19 anos, natural de Barbacena (MG) fosse se envolver com a organização jihadista Estado Islâmico (ISIS). Ele estava prestes a embarcar para Istambul, na Turquia, quando foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos na madrugada do último domingo, 11.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte foram cumpridas pela PF. Além da prisão no aeroporto, na última segunda-feira, 12, mandados de busca e apreensão foram realizados nas cidades de São José dos Campos (SP) e Barbacena, cidade natal do brasileiro.

Segundo a PF, “a investigação apura a conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista prevista na Lei nº 13.260/2016, com pena de reclusão de cinco a oito anos e multa, ressaltando que o crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional”. Além disso, acredita-se que a doutrinação islâmica radical do jovem aconteceu a distância, mas a investigação segue em andamento.

Conforme informações preliminares da PF, ele seguiria de Istambul por via terrestre até as áreas ainda dominadas pelo grupo terrorista, no Iraque, Síria e África Subsariana. Os combates armados nessas áreas ainda são intensos entre o ISIS e as forças locais.

Grupo radical

O ISIS é um grupo radical sunita, que consiste em uma das vertentes do Islamismo chefiado por Abu Bakr al-Bagdadi, considerado sucessor de Maomé. Uma visão radical do islamismo é imposta nas regiões da Síria e Iraque.

O grupo foi consolidado partindo da vertente iraquiana na Al-Qaeda, grupo responsável por planejar e executar os ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos. A fundação se iniciou com a queda de Saddam Hussein no Iraque, crescendo cada vez mais após a guerra civil na Síria, quando os membros se uniram com os rebeldes contra o governo.