Press "Enter" to skip to content

PF prende mais um suspeito dos assassinatos de Dom e Bruno

Mais um homem suspeito de estar envolvido nos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado, 18. Trata-se de Jeferson da Silva Lima, também conhecido como ‘Pelado da Dinha’.

Antes de Jeferson, que se entregou ao tomar conhecimento que era procurado por suposta participação no crime, já haviam sido detidos o pescador Amarildo da Costa de Oliveira, chamado de ‘Pelado’, que confessou ter esquartejado e enterrado os corpos. Na sequência, veio o irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, que negou envolvimento. Um quarto homem ainda está na mora da Polícia Federal.

Foi o pescador quem levou a Polícia Federal até o local onde estavam os corpos. O material foi enviado para análise na quinta-feira, 16, e a PF confirmou, nesta sexta, 17, que parte dos restos humanos eram de Dom Phillips.  O Comitê de Crise segue trabalhando para identificar a causa das mortes e a dinâmica do crime. Ainda não há informações sobre Bruno Pereira.

Mais envolvidos, mas sem mandantes

Para a Polícia Federal, as investigações não apontaram a existência de um mandante ou de alguma organização criminosa por trás dos assassinatos. Entretanto, explicou crer na participação de mais pessoas no crime.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) contestou a versão apresentada pela PF. “O requinte de crueldade utilizado na prática do crime evidencia que Pereira e Phillips estavam no caminho de uma poderosa organização criminosa que tentou a todo custo ocultar seus rastros durante a investigação”, frisou nesta sexta, 17, em nota, a Univaja.