PF realiza operação contra atos golpistas em Goiás

TikTok exclui mais de 10 mil vídeos que incitam manifestações golpistas

A Polícia Federal (PF)  deflagrou uma nova fase da Operação Lesa Pátria nesta terça-feira, 14, contra acusados de participar de atos golpistas. São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Goiás e outros quatros estados brasileiros. 

Os mandados têm como alvo os vândalos que invadiram e depredaram prédios públicos dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. 

A operação é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes devem ser feitas ao fim das investigações, após denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público. 

Mandados de prisão 

Os mandados de prisão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até a última atualização desta reportagem, quatro dos dois mandados de prisão já tinham sido cumpridos. 

Segundo a TV Globo, três dos mandados são cumpridos em São Paulo e em Indaiatuba, onde um homem foi preso e teve o passaporte apreendido. 

Em Sergipe foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra Luciano Oliveira dos Santos, preso em Brasília desde o dia dos atos. O mandado foi cumprido na residência do suspeito em Itabaiana. 

No Paraná, há um mandado de prisão preventiva contra um alvo em Santo Antônio de Platina, no Norte do estado. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos