PF realiza operação contra atos golpistas em Goiás

TikTok exclui mais de 10 mil vídeos que incitam manifestações golpistas

A Polícia Federal (PF)  deflagrou uma nova fase da Operação Lesa Pátria nesta terça-feira, 14, contra acusados de participar de atos golpistas. São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Goiás e outros quatros estados brasileiros. 

Os mandados têm como alvo os vândalos que invadiram e depredaram prédios públicos dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. 

A operação é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes devem ser feitas ao fim das investigações, após denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público. 

Mandados de prisão 

Os mandados de prisão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até a última atualização desta reportagem, quatro dos dois mandados de prisão já tinham sido cumpridos. 

Segundo a TV Globo, três dos mandados são cumpridos em São Paulo e em Indaiatuba, onde um homem foi preso e teve o passaporte apreendido. 

Em Sergipe foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra Luciano Oliveira dos Santos, preso em Brasília desde o dia dos atos. O mandado foi cumprido na residência do suspeito em Itabaiana. 

No Paraná, há um mandado de prisão preventiva contra um alvo em Santo Antônio de Platina, no Norte do estado. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp