Press "Enter" to skip to content

PF realiza operação contra desvio de combustíveis no Inmetro

Última atualização 16/02/2023 | 14:10

A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão com o intuito de combater o desvio de verbas de combustível, nesta quinta-feira, 16. De acordo com os investigadores, os desvios ocorrem no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), de 2012 ao ano de 2021. O valor do prejuízo é de, aproximadamente, R$ 1,5milhões.

Segundo a PF, a investigação teve início depois de uma auditoria interna feita pelo próprio Inmetro. 

De acordo com a polícia, foram encontradas inconsistências nos gastos com combustíveis dos veículos da autarquia federal, por meio dos chamados “cartões coringas” de abastecimento.

Inmetro

No Brasil, Inmetro é o órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade. Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários. O Inmetro atua nas seguintes áreas:

  • Metrologia Científica e Tecnologia;
  • Laboratórios;
  • Serviços;
  • Acordos de Cooperação e Projetos;
  • Fóruns, Comitês e Redes.

Diferente da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é vinculada ao Ministério da Saúde. Como também exerce o controle sanitário de produtos e serviços aos setores: médico, de cosmético, saneante, de saúde, entre outros. Já o Inmetro que também é uma agência executiva, no entanto, está vinculada ao Ministério da Economia.