Nesta quinta-feira, 15, a direção da Polícia Federal decidiu substituir o superintendente do Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva, que enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. De acordo com fontes da PF, Saraiva foi informado ontem à tarde sobre a substituição. Na noite de ontem, 14, o delegado enviou ao Supremo o pedido de investigação contra Salles. Apesar da boa relação com Bolsonaro, que já tentou indicar Saraiva para comandar a Superintendência da PF no Rio de Janeiro, o delegado entrou em conflito com o ministro do Meio Ambiente nos últimos dias.
No oficio encaminhado ao STF ontem, Saraiva apontava que Salles atuou para obstruir uma investigação que apreendeu madeira ilegal. Em entrevista à GloboNews hoje, 15, o delegado afirmou não ter sido ainda informado sobre sua saída da Superintendência e fez críticas a Ricardo Salles.
“Não é todo dia que o superintendente faz isso [levar a notícia crime ao STF], mas também não é todo dia que um ministro de outra pasta promove a defesa de infratores ambientais”, disse Saraiva.
Saraiva deve ser substituído pelo delegado Leandro Almada, que já atua na região do Amazonas. Anteriormente, ele participou do inquérito sobre a obstrução da investigação do homicídio da vereadora Marielle Franco e confirmou que houve trâmites para dificultar a investigação.