Philippe Marques Pinto: o traficante do Comando Vermelho que busca aprendizado de guerra na Europa

philippe-marques-pinto3A-o-traficante-do-comando-vermelho-que-busca-aprendizado-de-guerra-na-europa

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apura se Philippe Marques Pinto, de 29 anos, apontado como traficante da facção Comando Vermelho (CV), tem feito uma espécie de intercâmbio na Europa para aprender técnicas de guerra e aplicar no Brasil. De acordo com a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), ele viajou três vezes a Portugal desde 2023, sendo a última delas em setembro de 2025, sem registro de retorno. Há suspeitas de que Philippe tenha se dirigido à Ucrânia para participar da guerra com a Rússia, que está em curso desde fevereiro de 2022.

Fotos divulgadas mostram Philippe com um uniforme com a bandeira ucraniana. Além disso, um vídeo obtido pela DE revela o suspeito manipulando e desmontando um fuzil, mandando saudações para supostos chefes da facção no Grande Rio. No material audiovisual, ele declara “Comando Vermelho puro e sem mistura”.

Segundo informações da Ssinte, Philippe realizou três viagens para Portugal, sendo a primeira delas em 26 de junho de 2023, retornando ao Rio após 6 meses. Ele permaneceu um ano na Europa em junho de 2024 e, em setembro de 2025, realizou a última viagem sem retorno até o momento. A Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil está encarregada de investigar o caso.

Philippe Marques Pinto possui anotações criminais por tráfico de drogas e responderá por apologia ao tráfico e associação para o tráfico. No Rio de Janeiro, ele é associado ao traficante Antonio Hilário Ferreira, mais conhecido como Rabicó, um dos principais líderes da facção e do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

A investigação em curso visa esclarecer a possível relação de Philippe com a Ucrânia e as razões por trás de suas viagens frequentes a Portugal. O intercâmbio para aprender técnicas de guerra na Europa e sua suposta participação na guerra com a Rússia são alvo de interesse da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que busca desvendar os mistérios que envolvem o caso e garantir a segurança da população local.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp