Press "Enter" to skip to content

Pianista Ney Fialkow faz segundo concerto da Série “Allegro”

Última atualização 14/10/2023 | 10:37

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) volta a ser palco de apresentação de renomados pianistas em Goiânia. Neste sábado, dia 14 de outubro, às 20h, é a vez do pianista premiado Ney Fialkow interpretar as obras de Vagner Cunha e Robert Schumann, no segundo concerto da série “Allegro”.

O programa deste concerto é uma combinação de tradição e inovação, apresentando a primeira audição dos Prelúdios do Ciclo II do compositor Vagner Cunha, seguidos pela interpretação da Sonata op. 11 n. 1 em Fá Sustenido Menor de Schumann. Ney Fialkow descreve a obra de Schumann como “cheia de paixão, dedicada à sua então futura esposa, Clara Wieck, e repleta de grandes desafios virtuosísticos”.

O espetáculo é gratuito, e o acesso ao teatro será por ordem de chegada, oferecendo uma oportunidade única para os amantes da música na região. Com o apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro BR, o projeto se estenderá até dezembro e culminará com a apresentação da talentosa pianista portuguesa Luisa Tender.

Renome

Um dos destaques no cenário musical nacional, expressa sua honra em fazer parte de uma série exclusiva de pianistas, considerando a qualidade dos músicos convidados para atuar nas atividades artísticas promovidas pelo CCUFG. “Já estive diversas vezes em Goiânia para concertos e é sempre uma grande responsabilidade, justamente, pela qualidade do que o público está habituado a ouvir”, afirma o pianista.

Reconhecido por sua brilhante carreira como solista e camerista, Fialkow é professor titular no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Seu trabalho inclui o lançamento dos álbuns “Metamorfora” e “Fantasy” nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado pelo selo Blue Griffin, além da interpretação da obra integral de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021.