Press "Enter" to skip to content

PIB goiano cresce 5,4% em 12 meses

Última atualização 29/11/2023 | 10:40

O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 5,4% na variação acumulada de 12 meses e todos os setores econômicos apresentaram resultado positivo. O período analisado foi de setembro de 2022 a agosto de 2023. O avanço se deve, prioritariamente, ao crescimento da agropecuária (16,5%), seguido por serviços (3,6%) e indústria (3,4%).

As informações constam no Boletim mensal divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). “Goiás cresce e se desenvolve em ritmo acelerado. Resultado do nosso trabalho que garante liberdade e segurança jurídica para empreender”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

Na variação acumulada do ano de 2023, o PIB de Goiás apresentou avanço de 5,2%. Nessa análise, a agropecuária, serviços e indústria apresentaram crescimento de 12,7%, 3,1% e 0,8%, respectivamente. “Goiás segue apresentando bons resultados. Os avanços alcançados são reflexo dos empenhos da gestão para promover a manutenção e o fomento de todos os nossos setores econômicos” salienta o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Já na comparação entre o mês de agosto de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 4,6%. O crescimento se deu pelo aumento no setor de agropecuária (14,6%), indústria (3,8%) e serviços (2,6%).

“A economia goiana está em constante avanço, e os resultados obtidos no PIB, no mês de agosto, confirmam essa tendência de crescimento. O avanço econômico ressalta a resiliência e o potencial de crescimento do nosso Estado”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, ao celebrar os bons resultados.