PIB goiano de outubro apresenta crescimento de 2,3%

PIB goiano de outubro apresenta crescimento de 2,3%

O Produto Interno Bruto (PIB) de outubro de 2023 do Estado de Goiás apresentou estimativa de crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado se deve ao desempenho positivo dos setores de serviços (4,2%) e da indústria (3,9%). Os dados constam no estudo divulgado nesta quarta-feira (24/01) pelo Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Na comparação entre outubro de 2023 e outubro de 2022, as atividades em destaque no setor de serviços foram: serviços financeiros (35,9%), de informação (11%) e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (8,8%). Os serviços industriais de utilidade pública – geração e distribuição de energia, gás, água, esgoto e gestão de resíduos – e a indústria de transformação tiveram estimativas positivas de 21% e 11%, respectivamente.

Com relação à variação acumulada no ano, o PIB do estado de Goiás apresentou estimativa de 4,7%. Nessa análise, a agropecuária, a indústria e os serviços tiveram taxas estimadas em 12,5%, 1,2% e 3,1%, respectivamente. A variação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,8% e todos os setores econômicos ficaram com crescimento positivo no período. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada área geográfica durante um período de tempo.

O presidente do IMB, Erik Figueiredo, afirma que o PIB reflete o cenário pujante vivido pela economia goiana em 2023. “Ao iniciar o último trimestre de 2023 com variação positiva, a economia goiana demonstra estar na trajetória de encerrar mais um ano com alto nível de crescimento econômico”, vislumbra.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mercúrio retrógrado 2024: O que significa?

No dia 25 de novembro de 2024, começou o último Mercúrio retrógrado do ano, um fenômeno que se estenderá até o dia 15 de dezembro. Este evento, que ocorre aproximadamente três vezes ao ano, tem capturado a atenção de milhões de pessoas devido à sua suposta influência na comunicação, nas viagens e nas decisões importantes.
Do ponto de vista astronômico, Mercúrio retrógrado é uma ilusão óptica que ocorre quando a órbita de Mercúrio, observada da Terra, parece mover-se em direção contrária ao seu recorrido habitual. Este efeito se deve às diferenças nas velocidades orbitais dos dois planetas. A NASA considera este fenômeno simplesmente um efeito óptico, sem qualquer impacto comprovado na vida das pessoas.
 
No entanto, na astrologia, este evento tem um significado especial: é considerado um período de introspeção, revisão e aprendizado. Mercúrio, conhecido como o planeta da comunicação, convida durante sua retrogradação a refletir sobre temas do passado e a evitar tomar decisões impulsivas.
 
O trânsito de Mercúrio retrógrado de novembro de 2024 ocorre no signo de Sagitário, trazendo consigo uma dualidade entre a lógica e a espiritualidade. Este momento é ideal para questionar crenças e avaliar se nossas ações estão alinhadas com nossos objetivos. No entanto, é recomendado evitar grandes decisões até que o fenômeno termine em 15 de dezembro.
 
Sagitário, regido por Júpiter, é um signo relacionado à busca da verdade e à expansão intelectual, o que pode gerar dúvidas, falta de concentração e desmotivação. Este trânsito é uma oportunidade para conectar com os valores mais profundos e replantar metas.
 
Alguns signos sentirão os efeitos de Mercúrio retrógrado com maior intensidade. Gêmeos e Virgem, ambos regidos por Mercúrio, intensificarão os desafios na comunicação e na tomada de decisões. Sagitário pode experimentar confusão e dificuldades para manter o foco, enquanto Peixes estará alinhado com Saturno, impulsionando-os a superar a indecisão e buscar respostas para avançar em sua vida pessoal e profissional.
Para minimizar possíveis mal-entendidos ou contratempos, os astrólogos recomendam evitar ações como firmar contratos importantes, iniciar projetos novos, comprar dispositivos eletrônicos, viajar sem planejamento adequado, reabrir conflitos do passado e fazer mudanças drásticas em relacionamentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp