Press "Enter" to skip to content

Picanha brasileira é eleita como o segundo melhor prato típico do mundo

Última atualização 15/01/2023 | 10:08

Quando o assunto é culinária, o Brasil sempre se destaca. Em uma lista internacional da TasteAtlas, o portal compilou os pratos típicos mais bem avaliados do mundo. A picanha brasileira apareceu em 2º lugar no ranking, atrás apenas de uma comida do Japão. Além disso, a vaca atolada, a moqueca e o feijão tropeiro também estiveram na relação dos 100 melhores pratos do planeta.

Picanha brasileira (quase) no topo

O melhor representante do Brasil é a picanha, em 2º lugar geral. Na lista da TasteAtlas Awards 2022, o site descreve que a região de Penedo, no município de Itatiaia, no Rio de Janeiro, é onde se encontra o melhor exemplar da carne. Mais especificamente, em um estabelecimento que se chama Casa da Picanha Penedo.

Em 29º lugar, está a vaca atolada. Tradicionalmente do Mato Grosso do Sul, o compilado do site indica que o melhor exemplar está na Casinha Mineira, em São Paulo. Em seguida, vem a moqueca, em 49º. É um prato típico do Pará, Bahia e Espírito Santo. Contudo, o TasteAtlas afirma que o melhor exemplar está no Coco Bambu JK, novamente em São Paulo.

Fechando a lista de representantes brasileiros, está o feijão tropeiro em 50º lugar. Comida conhecida do público goiano, também tem suas origens em São Paulo e Minas Gerais. O melhor exemplar, segundo o TasteAtlas, está no município mineiro de Tiradentes, no restaurante Virada’s do Largo.

Representantes internacionais

De acordo com o ranking, o melhor prato típico do mundo é o karê, do Japão. A receita consiste em um ensopado de cebola, batata, cenoura, outros legumes, carnes e o curry, além do arroz branco. A carne mais popular em tal prato é a suína, mas também pode ser feita com carne bovina ou de galinha.

O país com mais pratos típicos na lista dos 100 melhores é a Itália, com um total de 15. Japão (12), Turquia (11), Grécia (9) e China (8) também se destacam. Na América do Sul, o Peru (6) surge no topo, com o Brasil (4) logo atrás e a Argentina (1) fechando a relação.

Os outros lugares que aparecem no ranking da TasteAtlas são os seguintes: Índia (5), Portugal (4), Tailândia (3), México (3), Espanha (2), Polônia (2), República Tcheca (2), Filipinas (2), Georgia (2), Irã (1), Suíça (1), França (1), Porto Rico (1), Bósnia e Herzegovina (1), Coreia do Sul (1), Estados Unidos (1), Chipre (1) e Sérvia (1).