Figurinha famosa: conheça a história da foto de cachorro caramelo que ganhou o mundo
A foto de cão em janela na cidade de Goiás viralizou na época da pandemia, mas foi tirada em 2016. A imagem deu origem a memes compartilhados por famosos e tomou a web. Conheça a história da foto de cachorro caramelo em janela na cidade de Goiás e veja como ele está hoje.
Você pode não conhecer a cidade de Goiás, mas provavelmente já viu uma foto de um cachorro caramelo com as patas numa janela, as orelhas abaixadas e um olhar perdido. Esse é o Picuxo, que ficou famoso na época da pandemia de Covid-19 com uma foto tirada em 2016 pelo DJ Thiago Roots. A casa onde o Picuxo costuma aparecer fica em uma rua próxima à Praça do Coreto, um dos principais pontos turísticos de Goiás. Thiago, natural da cidade, estava passeando com o irmão quando viu a cena e decidiu registrá-la.
A simplicidade da foto feita com um celular capturou a essência do povo brasileiro, nas palavras de Thiago. O DJ, atualmente morando na Chapada dos Veadeiros, publicou a foto em um grupo virtual de fotografia, onde ela recebeu inúmeros elogios e reconhecimentos. Com o tempo, a imagem se tornou um meme, especialmente durante a pandemia, quando a atriz Giovanna Antonelli compartilhou o meme do Picuxo como símbolo do início da quarentena.
A foto do cachorro caramelo foi além das fronteiras nacionais, sendo utilizada em campanhas de lockdown em alguns países da Europa para incentivar as pessoas a ficarem em casa. O sucesso da imagem e a popularidade do Picuxo cresceram a ponto de gerar interesse do fotógrafo Fernando Arkanjo, também natural de Goiás, que visitou a casa do cachorro para registrar como ele está nos dias de hoje. Com uma barba branca e uma aparência cansada, o famoso cão ainda continua na janela, segundo estimativas, com idade entre 13 e 15 anos.
Fernando revelou que a tutora do Picuxo é uma poetisa da cidade de Goiás, e que ela vende livros com o “patógrafo” do cachorro, ou seja, o autógrafo do Picuxo, agregando ainda mais história e carinho à figura do cão. A jornada do Picuxo, desde a foto viralizada até se tornar uma presença marcante e querida na cidade e na internet, mostra como uma simples imagem pode se transformar em um símbolo e conquistar corações ao redor do mundo.
A história do Picuxo e da foto que o imortalizou é um exemplo do poder das redes sociais e da viralização em tempos de conexão digital. E mesmo com o passar dos anos, o cachorro caramelo continua a encantar e emocionar aqueles que se deparam com sua imagem, reforçando a importância dos laços entre humanos e animais e da capacidade de uma simples fotografia em despertar sentimentos universais de afeto e nostalgia.