Pilota de kart de Caraguatatuba enfrenta desafios e sonha em viver do automobilismo: ‘Superação diária’

pilota-de-kart-de-caraguatatuba-enfrenta-desafios-e-sonha-em-viver-do-automobilismo3A-superacao-diaria

Aos 16 anos, pilota de Caraguatatuba encara desafios no kart e sonha em viver do automobilismo: ‘Superação diária’

Anna Luiza Pimpão é um dos nomes em ascensão no kartismo paulista. Natural de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, a jovem pilota vem se destacando nas pistas e conquistando espaço em um meio ainda predominantemente masculino.

Estudos, treinos e muita adrenalina. Assim é a rotina da adolescente Anna Luiza Pimpão, de apenas 16 anos, e que é pilota de kart. A jovem caiçara é de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e é um dos destaques nas categorias paulistas do esporte.

Ainda sem idade para ter habilitação comum, Anna aprendeu a dirigir nas pistas de kartódromos. Se inspirando em Ayrton Senna e Bia Figueiredo, o sonho dela é viver do automobilismo.

A jovem conta que a paixão pelo automobilismo surgiu de forma inesperada, durante uma visita despretensiosa a uma pista de kart quando era criança. “Minha família nunca foi ligada ao kart. Meu pai gostava de carro, de arrancada, mas ninguém era do meio. Um dia fomos brincar e eu gostei. Aí fiquei enchendo o saco do meu pai até ele comprar um kart usado, bem velhinho,” relembra Anna.

E foi em 2019, quando ela tinha apenas 9 anos, que tudo começou. Aos fins de semana, Anna passava o dia inteiro treinando no kartódromo de Caraguá, em uma pista simples, mas que se tornou o ponto de partida para uma jornada promissora. Até 2021, Anna participou de pequenos campeonatos locais, até decidir dar um passo maior rumo ao cenário competitivo da capital. Ela foi para São Paulo para competir profissionalmente.

A estreia em campeonatos maiores aconteceu em 2023, com a participação na categoria F4 Júnior em Interlagos. A jovem conta que o início não foi fácil, mas que segue esperançosa em crescer no esporte.

Como mora no litoral, ela não treina com frequência em pista. Os treinos de kart acontecem nas semanas de corrida, em Interlagos, com sessões de quarta a sexta-feira, antes da prova no sábado. Fora isso, a jovem mantém uma rotina de preparação física com personal trainer na academia.

Apesar da rotina intensa, Anna não deixa os estudos de lado. Ela cursa o ensino médio e conta com o apoio da escola, que também é uma de suas patrocinadoras, para conseguir adaptar os estudos conforme as demandas das competições. Sendo uma das poucas meninas no grid, Anna sabe que carrega mais do que o próprio capacete: leva também representatividade. Ela reconhece que ainda há resistência no meio, mas vê avanços.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp