Pinguim-de-magalhães é resgatado em Guarujá; assista vídeo do resgate

pinguim-de-magalhaes-e-resgatado-em-guaruja3B-assista-video-do-resgate

Pinguim é resgatado após ser encontrado à beira-mar em Guarujá; VÍDEO

Um pinguim-de-magalhães foi resgatado pelo Instituto Gremar e está passando por tratamento.

Um pinguim foi avistado por banhistas na Praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo DE nesta quarta-feira (16), a ave, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), foi resgatada pelo Instituto Gremar e está sendo tratada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos da instituição.

O empresário Heber Almeida Rocha, de 55 anos, contou que estava caminhando à beira-mar quando viu o animal deitado próximo à água na última na terça-feira (15). Segundo ele, a ave parecia cansada.

De acordo com o biólogo Eric Comin, a aparição da espécie na região é incomum nesta época do ano. “Esses animais saem para se alimentar, e o mar, muitas das vezes, pode estar um pouco agitado. Esses animais se perdem, pegam as correntes oceânicas e acabam vindo parar na nossa costa”.

Os banhistas que encontrarem o animal na praia, não devem tocar na ave. A orientação é acionar equipes especializadas, como o Instituto Gremar ou a prefeitura.

O biólogo ainda fez um alerta para que as pessoas não devolvam o pinguim para a água, não o coloquem na geladeira ou no freezer, e evitem qualquer tipo de manipulação, toque ou tentativa de tratamento.

Ele também orientou que, caso o animal seja fotografado, não se use flash, e que o pinguim seja mantido em um ambiente longe do sol, de preferência com sombra improvisada, até que o resgate seja acionado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp