Depois do “veranico”, fenômeno climático registrado entre os dias 20 e 25 de agosto, com temperaturas 3°C a 5°C acima da média para inverno, a região de Piracicaba integra área de alerta amarelo para chances de tempestades entre esta sexta-feira (29) e sábado (29). O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial para tempestades nas 18 cidades da região de Piracicaba tem validade até às 10h deste sábado e indica risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), queda de granizo, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, baixo risco de queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De acordo com medições da estação meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), agosto teve dois dias com registros de chuvas com volume de 6,2 milímetros. A média para o mês é de 29,9 milímetros. Em caso de rajadas de vento, evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite também usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Como ocorre o “veranico”? Esse fenômeno está associado à atuação de um sistema de alta pressão no interior do país, o que provoca o bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias e de áreas de instabilidade, garantindo dias consecutivos de sol e calor. A onda de calor caracteriza-se por períodos de, pelo menos, três dias com temperatura acima do esperado, até cinco graus, aproximadamente. Já o “veranico”, que também pode ser definido por períodos de temperatura acima do esperado, só ocorre no inverno.
O agrometeorologista Felipe Pilau, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq-USP, explica que o aumento das temperaturas durante o “veranico” aumenta os riscos de queimadas, intensificando a secagem da superfície e da vegetação. Nesse período, as chances de incêndios se tornam mais elevadas. Quanto à previsão do tempo para Piracicaba, no sábado (29), a mínima será de 15°C e a máxima de 30°C. No domingo (30), a mínima será de 14°C e a máxima de 31°C, e na segunda-feira (31), a mínima será de 14°C, com máxima de 31°C.