Piracicaba vai produzir até 25 mil mudas por ano para recuperar matas ciliares da região
Parceria com Consórcio PCJ vai produzir árvores nativas destinadas a projetos de
reflorestamento em municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e
Jundiaí, informou prefeitura.
A Prefeitura de Piracicaba e o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) fecharam um Acordo de Cooperação Técnica para a produção de mudas para reflorestar as matas ciliares, aquela presente às margens dos rios e nascentes de água da região do PCJ. O acordo foi divulgado pela prefeitura municipal nesta terça-feira (3).
Segundo a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Piracicaba ficará responsável pela disponibilização anual de até 25 mil mudas de espécies nativas, cultivadas no Viveiro Municipal. As mudas serão destinadas ao uso por parte de projetos de reflorestamento do Consórcio DE, empresas e municípios associados que fazem parte das bacias hidrográficas e desejam reflorestar áreas públicas e privadas, informou o Consórcio.
Enquanto a Prefeitura de Piracicaba ficará responsável pela produção de até 25 mil mudas anuais, o Consórcio DE contribuirá com o fornecimento de insumos e materiais necessários para a produção das mudas, como sementes de espécies nativas, sacos plásticos, insumos agrícolas, equipamentos e apoio técnico especializado. O consórcio também dará suporte institucional para aprimorar os processos e o funcionamento do Viveiro Municipal, informou Piracicaba.
O acordo tem vigência de cinco anos e não prevê repasse direto de recursos financeiros entre as partes. A parceria também inclui atividades de educação e sensibilização ambiental, além de capacitação e mobilização de proprietários rurais, informou a Prefeitura de Piracicaba.




