Pirenópolis prepara campanha para se tornar Patrimônio Histórico da Humanidade

A cidade de Pirenópolis, a 112 km da capital goiana, está se preparando para pedir o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Fundado em 1727, o município é conhecido por sua arquitetura com casarões, ruas de pedras, além das milhares de cachoeiras.

O reconhecimento internacional é dado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A cidade já tem o título de Patrimônio Nacional, dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1990.

Feitos em estilo colonial, os casarões fazem parte das atrações turísticas da cidade. Muitas pessoas param em frente às construções para tirar foto. Os moradores da cidade já até se acostumaram com a movimentação e seguem regras para preservar a tradição arquitetônica.

“Não pode desmanchar, tem que ser tudo na cor original, a mesma que era. Se você for desmanchar essa casa aqui, [para construir outra] tem que ser no mesmo padrão que era”, disse o motorista José Bonifácio.

A prefeitura da cidade em conjunto com a Iphan estão trabalhando juntos para fazer todo processo necessário para que Pirenópolis possa se candidatar ao título internacional da Unesco, que pode levar até 5 anos. “Vamos fazer o inventário, levantar toda documentação, todo esse estudo sobre a cidade para que ela possa, junto com outras diversas cidades do país, concorrer a esse título de Patrimônio Mundial”, disse o secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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