Press "Enter" to skip to content

PiriBier 2023 agitará Pirenópolis durante o feriado de Corpus Christi

Última atualização 16/04/2023 | 08:58

O maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste Brasileiro – PiriBier – chega à sua décima quarta edição repleto de muito entretenimento, degustações harmonizadas e cervejas artesanais de renome nacional e internacional, durante o feriado de Corpus Christi (8 a 10 de junho), em Pirenópolis. A ampla arena será instalada no tradicional Cavalhódromo da cidade, localizado próximo ao centro histórico e aos principais pontos de comércio, pousadas e restaurantes locais.

O festival, reconhecido pela curadoria especializada em cervejas artesanais e de todo universo que envolve essa especialidade, também promove uma grande celebração ao cenário musical brasileiro ao trazer para o palco grandes nomes do rock nacional. Nesta edição, quem comanda o line-up é: Detonautas, Os Paralamas do Sucesso e Charlie Brown Jr 30 Anos, com Marcão Britto e Thiago Castanho.

Universo cervejeiro

O PiriBier tem como propósito fomentar a cultura cervejeira artesanal, parte importante da gastronomia mundial, ao estimular que iniciativas regionais dividam espaço com cervejarias consagradas internacionalmente. Para esta edição, mais de 300 rótulos foram criteriosamente selecionados para serem apreciados pelos degustadores, em versões que vão de 100ml a 400ml. “Nossa ideia sempre foi ampliar o conhecimento deste rico e vasto universo do qual são feitas as cervejas artesanais. Por isso, nossa caneca traz diferentes marcações para que o público possa degustar pequenas doses, de vários estilos e diferentes propostas. A ideia não é a quantidade, mas a variedade e qualidade das cervejas escaladas”, explica o idealizador do evento, Ricardo Trick.

A participação das cervejarias goianas é estimulada e ampliada a cada ano, permitindo que o público possa desfrutar de receitas com frutos regionais e até lúpulo produzido no Cerrado como parte da composição do sabor e aroma da cerveja. Versões sem álcool e sem glúten também foram escaladas, para atender as especificidades dos apreciadores. O evento também conta com bebidas diversas como drinks e não-alcoólicos para agradar diferentes públicos.

Line-up PiriBier

Cerveja e música são os principais atrativos do PiriBier. Portanto, a escalação das bandas é levada tão a sério quanto a das bebidas apresentadas. “No PiriBier, a música tem o importante papel de unir o público e a cerveja. Somos o festival de cervejas do Brasil que mais aposta em grandes artistas, sem esquecer dos talentos locais.”, pontua o diretor-executivo do evento, Raul de Oliveira.

Para abrir a programação musical na quinta-feira, 08, foi escalada a Banda Venosa, veterana no festival, que escolheu o PiriBier para fazer a gravação de seu DVD. Na sequência, a turnê Charlie Brown Jr. 30 anos chega pela primeira vez a Pirenópolis, com os guitarristas Marcão Britto e Thiago Castanho, que fizeram história ao lado de Chorão nos anos 90 e 2000. O cantor Egypsio (ex-Tihuana) foi escalado para interpretar os vocais. A turnê celebra os 30 anos da banda, respeitando o passado e eternizando o legado, e tem a plateia como protagonista desse momento histórico.

Na sexta-feira, 09, os vocais poderosos de Grace Carvalho e Luciana Climaco à frente da banda Pedra 70 abrem a programação musical promovendo um tributo a uma lenda do rock brasileiro, Rita Lee. Em seguida, sobem ao palco Os Paralamas do Sucesso, que apresentam as mais consagradas composições do trio formado por Hebert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. O show, intitulado Paralamas Clássicos, vem encantando gerações nos mais importantes festivais do país, como Lollapalooza Brasil.

E para encerrar o festival no sábado, 10, a banda goiana Breakdown será a responsável por entoar clássicos do rock mundial como Pink Floyd e Rolling Stones, seguidos pelo rock engajado do Detonautas, consagrados nos anos 2000 com composições irreverentes.

Além de grandes bandas do cenário nacional, o PiriBier também será palco para performances artísticas. O evento conta com discotecagem todas as noites e uma apresentação da poeta Ana Clara Paim, que adiciona temas importantes para o festival, como a liberdade feminina e a vivência da mulher no meio cervejeiro.

Entretenimento e informação

O PiriBier carrega a importante missão de aproximar o público cervejeiro da alta gastronomia, ao promover atividades paralelas com profissionais renomados na área. As degustações e harmonizações guiadas por Sommeliers de Cerveja e Chefes de Cozinha celebram o turismo local através da curadoria de diferentes bares e restaurantes de Pirenópolis.

Toda programação paralela, que começa às tardes e se estende para a Arena PiriBier diariamente com o tour guiado pelo evento conduzido por um especialista, poderá ser conferida em breve no site piribier.com.br, no qual também há acesso às inscrições para as atividades.

Bilheteria solidária

Os ingressos já estão à venda pelo portal oficial ou em locais físicos anunciados nas redes do festival. Aqueles que preferirem comprar a entrada na data terão à disposição na bilheteria presencial os formatos meia entrada, inteira, o passaporte que dá direito aos três dias de evento, e a modalidade ingresso solidário, que conta com um valor promocional mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Importante frisar que o Piribier não é um evento open bar, e o ingresso confere o direito ao acesso à Arena Piribier, aos shows da noite, além de atividades guiadas por sommeliers que acontecem dentro do festival. Bebidas e comidas são comercializadas à parte.

Compromisso Socioambiental

Desde 2015 o PiriBier assume um papel social importante tanto no fomento da economia local, do crescimento do cenário cervejeiro de Goiás, e em ações de redução de resíduos e separação correta do lixo.

A caneca reutilizável do festival, entregue a cada participante na entrada, evita o uso desnecessário de descartáveis. Além disso, o PiriBier é idealizador do Projeto PiriLimpo, uma iniciativa que faz não apenas a gestão dos resíduos recicláveis e não recicláveis dentro do evento, como também a coleta de materiais descartados pelas ruas do centro histórico de Pirenópolis.

Este ano, o festival ainda promove cursos profissionalizantes para atendentes de bares e restaurantes, focados na melhoria dos serviços ligados à cerveja artesanal. O objetivo é que garçons e maitres aperfeiçoem desde o atendimento ao cliente na indicação de rótulos e harmonizações, até o modo correto de servir cada estilo de cerveja. Uma iniciativa que tem a missão de aprimorar o mercado turístico gastronômico da cidade de Pirenópolis.