PiriBier promove gastronomia e música em Goiânia

A 16ª edição do PiriBier vai movimentar o turismo da capital, sábado, 14, no Goiânia Arena. O festival tem apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), e é consolidado como o maior evento de cultura cervejeira do Centro-Oeste brasileiro.

O evento promove a apresentação de uma diversidade de rótulos da bebida, com destaque para a produção regional de cerveja artesanal. Impulsionado pelo objetivo de integrar apreciadores de cervejas artesanais e o mercado produtor, o festival traz para Goiânia mais de 200 rótulos e shows de bandas de renome como Fresno, Detonautas, Supercombo e Sótão.

O PiriBier realiza ainda arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a instituições sem fins lucrativos, além de promover baixa geração de resíduos ao fornecer uma caneca com tirante para os participantes receberem as bebidas comercializadas.

“Para nós, da Goiás Turismo, marcar presença em um evento que reúne um público que privilegia experiências, adepto do turismo de eventos, é de fundamental importância. Nesse momento, conseguimos fazer a apresentação do potencial dos principais destinos goianos, despertando neste público o desejo para desbravá-los nas experiências futuras”, avalia o presidente da autarquia, Fabrício Amaral.

Segundo o diretor executivo do PiriBier, Raul de Oliveira Silva, desde 2015, o objetivo é oferecer uma experiência cultural única aos visitantes.

“Alinhando a degustação de cervejas artesanais com muita música de qualidade, temos nesta edição cerca de 200 rótulos de cervejas artesanais produzidas em Goiás e no mundo, e várias opções feitas a partir de ingredientes inusitados, como cajá e framboesa”, informou.

PROGRAMAÇÃO DO PIRIBIER

Na sexta-feira, a banda de rock alternativo Supercombo sobe ao palco do festival pela primeira vez a partir das 20h30. De origem capixaba, mas fixada em São Paulo, a banda soma mais de um milhão de inscritos no YouTube e seis álbuns em sua discografia.

A programação segue com a banda de pop e rock Versário, a partir das 22h. O show do Detonautas encerra a primeira noite do festival com grandes sucessos como Olhos Certos, Outro Lugar e Quando o Sol se For, a partir da meia-noite.

No sábado, a partir das 20h, a banda goiana Sótão inicia a programação musical do segundo dia do festival. Comemorando 10 anos, o Clube Retrô se apresenta às 21h30 com um show enérgico, reunindo o melhor do pop e rock. Trazendo à Goiânia a nova turnê Eu Nunca Fui Embora, inédita na capital, a banda Fresno encerra a programação da 16ª edição do PiriBier.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos