Uma pista de corrida foi inaugurada neste domingo (8) e recebeu o nome de Lucas Celestino de Oliveira, corredor que faleceu atropelado na BR-101, em São Gonçalo. O acidente ocorreu em 8 de abril de 2025, resultando na prisão do motorista responsável. A homenagem realizada pelo governo estadual faz parte da inauguração do Parque RJ Nosso Sonho, que ocorre dez meses após a tragédia. A viúva de Lucas, Maria Eduarda, se emocionou com a notícia e vê nessa nomeação uma forma de manter viva a memória de seu esposo.
Maria Eduarda, mesmo enfrentando a saudade, acredita que a homenagem a Lucas perpetuará seu legado. Ela expressou sua ansiedade pela inauguração da pista e pelo momento em que o nome do corredor será oficialmente marcado no espaço. Lucas tinha uma paixão pela corrida e almejava compartilhar esse esporte com todos. Sua esposa compartilhou: “Ele não queria uma morte em vão, desejava deixar um legado. Quando soube que a pista seria nomeada em sua homenagem, olhei para o céu e disse: ‘Você conseguiu. Seu esforço está sendo reconhecido'”.
O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que Lucas simboliza milhares de pessoas que encontram na corrida um sentido de esperança e disciplina. A inauguração da pista é uma forma de abraçar seus familiares e de lembrar tudo o que Lucas viveu com seus companheiros de corrida. O Parque RJ, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo, ocupará uma área de quase 35 mil metros quadrados e beneficiará cerca de 1,8 milhão de pessoas da região.
A pista de corrida é mais do que um espaço esportivo; é um tributo a um corredor dedicado e apaixonado pelo esporte, que teve sua vida interrompida de forma trágica. O nome de Lucas Celestino de Oliveira permanecerá como um símbolo de superação e inspiração para todos aqueles que o conheceram e para os que serão motivados a seguir seus passos. A inauguração do Parque RJ marca não apenas a abertura de uma nova área de lazer, mas também a celebração de uma vida dedicada à corrida e ao esporte.




