Press "Enter" to skip to content

Pitbulls são resgatados com vermes e doença de carrapato em Caldas Novas

Última atualização 13/01/2023 | 08:34

Um casal de cães de raça pitbull, foi resgatado pela Polícia Civil (PC), nesta quarta-feira, 11, em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Os cachorros foram encontrados abandonados com ferimentos pelo corpo e com carrapatos, após os tutores serem denunciados por maus-tratos. De acordo com o delegado, eles afirmaram que se separaram recentemente e estão com apertos financeiros, por isso não frequentam mais a casa.

Segundo o delegado Matheus Oliveira, responsável pela ação, os animais estavam em péssimas condições. Como também, um dos animais, já havia contraído a doença do carrapato e o outro apresentava vermes nas feridas.

“Os animais estavam em um estado deplorável. O ambiente estava sujo, com mato alto e fezes. Há indícios de que os tutores passavam lá as vezes, mas não prestavam os cuidados necessários aos animais. Com isso, o estado deles e as doenças só progrediram”, afirmou o delegado.

“Eles foram levados para um centro veterinário para receberem os cuidados. Já há uma pessoa esperando para adotá-los. Se condenados, os tutores podem receber até 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda”, concluiu.

No momento que a PC chegou na residência, os donos dos animais não estavam. Dessa forma, a corporação entrou na casa e realizaram o resgate. O casal responsável pelos cães, se apresentou à polícia nesta quinta-feira, 12. 

Vale ressaltar que maus-tratos contra animais é crime, de acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. No artigo 32 praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. No primeiro parágrafo, ao se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020).