Press "Enter" to skip to content

Pitty gera controvérsia nas redes ao criticar visita de Beyoncé ao Brasil

Última atualização 28/12/2023 | 16:37

A cantora Pitty causou alvoroço nas redes sociais ao expressar críticas à passagem de Beyoncé por Salvador. Embora a baiana aprecie o trabalho da artista norte-americana, afirmou que a visita tinha a intenção de transmitir uma imagem benevolente e ocorreu em um momento inoportuno. A utilização da palavra “sorumbática” no post deixou os internautas perplexos, gerando diversas dúvidas.

“Eu estou há uns quatro dias sorumbática com redes sociais e tudo, porque ‘mil coisas’: falou-se por alto da podridão de agências/mercado, jovens se foram e está por isso mesmo; Manu lançou um assunto(s) importantes para debater o feminino na arte; e a B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno Natal (não me cancelem, eu amo, mas esse timming tá foda)”, escreveu.

Após ser removida das redes sociais, a publicação de Pitty gerou um aumento de 60% nas buscas pelo termo “sorumbática” nas últimas horas. Conforme o dicionário online, a palavra qualifica alguém como sombrio, carrancudo, tristonho, melancólico e taciturno.

Pela estranheza da palavra, os fãs de Beyoncé, que não gostaram da crítica, fizeram vários posts debochados. “Nada, amiga. Achei sorumbática”, brincou um perfil. “Sorumbática parece um nome de disco que Daniela Mercury faria”, comparou outro. “Uma cerveja sorumbática cairia tão bem hoje. Eu até colocaria a Pitty para tocar”, apontou outro.

Pitty afirmou que a presença de Beyoncé obscureceu questões mais relevantes, como a trágica morte de uma jovem devido a notícias falsas sobre um suposto envolvimento com Whindersson Nunes e o mais recente trabalho de Manu Gavassi, no qual a cantora critica o mercado de arte.

Ela usou os versos de sua música “Teto de vidro” para completar a mensagem. “Não cabe em redes, na verdade, a sensação é cada um em seu casulo, em sua direção; vendo de camarote a novela da vida alheia sugerindo soluções, discutindo relações bem certos bem certos que a verdade cabe na palma da mão”, citou.

Para a baiana, a vinda de Queen B teve muita autopromoção. “Vinte anos com volta e meia realizando esse sentimento de que ninguém se importa com nada além de si mesmo. Tomara que eu esteja muito errada. Valeu, Natalina”, escreveu.

O nome da cantora parou nos assuntos mais comentados nas redes sociais, com boa parte dos internautas criticando a roqueira. “A realidade é que a Pitty anda tão apagada que ninguém lembra dela pra nada, aí ela quis ser lembrada por alguma coisa nesse fim de ano e veio falar merda na internet”, escreveu um perfil. “Mais de 40 anos, mãe, fala uma m***a e não sustenta. Depois ainda tem coragem bancar de intelectual incompreendida”, xingou outro.

Muitos fãs de Beyoncé acusam a brasileira de estar apagando o sucesso de uma mulher negra. “Você apagou porque estava errada, criticou o protagonismo de uma mulher preta que estava fazendo uma ação aos fãs para enaltecer uma branca e foi lacrada”, disse um internauta, em referência à Manu Gavassi, citada por Pitty.

“Artistas brancos têm que entender que os projetos deles de forma unânime aqui no Brasil são mais reverenciados do que os de artistas pretos. O marketing e a vinda da Beyoncé para cá também tinha um grande propósito para nossa comunidade preta. Não precisa chorar, Pitty”, escreveu um internauta.

Após a confusão, Pitty apagou o tweet e anunciou uma pausa nas redes sociais. “No mais, um detox de redes aqui e desejo de espaços onde a gente possa realmente se conectar para debater, conversar, evoluir sem tacar hate ou ironia. Conversas difíceis fazem parte da vida. A vida não é um meme. Ser leve não é ser leviano. Amo vocês, cuidem-se e até já”, publicou.