PL em Goiás garante licença para mulheres com sintomas graves em ciclo menstrual

Projeto de lei apresentado pelo deputado Karlos Cabral visa garantir licença para mulheres com sintomas graves associados ao ciclo menstrual

Um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) quer garantir às mulheres uma licença de três dias consecutivos por mês, mediante comprovação de sintomas graves associados ao ciclo menstrual. De autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), a proposta será encaminhada para leitura em plenário e, posteriormente, avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Na justificativa do projeto, Cabral argumenta que as mulheres em idade reprodutiva enfrentam uma série de desconfortos mensalmente durante o ciclo menstrual. Enquanto para muitas, esses dias são caracterizados por sintomas de intensidade leve a moderada, aproximadamente 15% delas sofrem com manifestações severas, incluindo dores agudas e cólicas fortes que interferem em suas atividades diárias.

“É reconhecido que as menstruações são frequentemente acompanhadas por contrações uterinas, resultando em cólicas. Contudo, em certas situações, essas contrações podem ser tão intensas que levam a episódios extremos, incluindo desmaios e incapacidade funcional”, esclarece o deputado, destacando a subestimação histórica dessas condições graves.

Cabral ressalta que a medida proposta está alinhada com ações de nações ocidentais, citando o exemplo da Espanha, que recentemente instituiu licença médica para mulheres com intensas cólicas menstruais. “A maioria dos países que oferecem algum tipo de licença menstrual para trabalhadoras está localizada na Ásia, como Japão, Taiwan, Indonésia e Coreia do Sul, além da Zâmbia”, acrescenta o deputado.

O Distrito Federal, conforme mencionado por Cabral, recentemente aprovou uma lei que garante três dias de licença para funcionárias públicas com dores intensas durante o período menstrual, mostrando uma tendência de reconhecimento e valorização das dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesse contexto.

A proposta também se alinha com iniciativas semelhantes apresentadas por outras parlamentares, como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos