Press "Enter" to skip to content

Planalto aciona AGU após declaração de Wallace sobre tiro em Lula

Última atualização 31/01/2023 | 15:10

O jogador de vôlei, ex-seleção brasileira, Wallace Leandro compartilhou no perfil do Instagram, nesta segunda-feira, 30,  a pergunta de um seguidor, em que sugere que ele dê um tiro no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O atleta fez uma enquete para colher a opinião de seguidores sobre o tema.

“Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”, perguntou o internauta. 

Enquete aberta pelo jogador Wallace. (Reprodução/ Redes Sociais)

Wallace fez a publicação nos stories da plataforma com uma enquete. Apesar de ter apagado horas depois, prints passaram a circular nas redes sociais e geraram repúdio de atletas, artistas e políticos.

O atleta é jogador de voleibol e atua na posição de oposto, começou a praticar voleibol na escola, por volta dos 15 anos, quando um professor de Educação Física o convenceu a praticar o esporte 

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou hoje, 31, em uma rede social que acionou a  Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências sobre a publicação do jogador de vôlei, do Cruzeiro e da ex-seleção. 

“Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro , e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, escreveu Pimenta.

A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que deve denunciar o atleta pelo crime de incitação à violência. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudia o post. 

Nota da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e do Cruzeiro

“A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”, escreveu a federação.

O Cruzeiro disse lamentar a publicação e pediu desculpas aos torcedores, confira a nota:

“As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçamos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos”, escreveu o clube.