Press "Enter" to skip to content

Planalto teme que Moraes peça prisão de Ricardo Salles

Na última quarta-feira (2), o relator da STF, Alexandre de Moraes, assinou um despacho a Procuradoria-Geral da República a pedindo que se manifeste em cinco dias sobre a possibilidade de impor medidas cautelares contra o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Salles é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem preocupado o planalto com medo que Moraes peça a prisão preventiva do chefe da pasta do meio ambiente. As informações são do jornalista Josias de Souza.

De acordo com Alexandre de Moraes, Salles teria se recusado a entregar o celular à Polícia Federal durante a operação de busca e apreensão realizada há duas semanas contra o ministro. No ofício, Moraes diz que “ao ocultar seu celular e mudar o número de telefone no curso das investigações”, Salles incorreu, em tese, “em tipos penais e de improbidade administrativa, visando obstruir a aplicação da lei penal e embaraçando a investigação de organização criminosa transnacional.”

Ricardo Salles é acusado de favorecer empresas que exportaram madeira ilegalmente para os Estados Unidos e de atuar em favor de madeireiras ilegais, e poderia ser preso de forma ”cautelar” e em flagrante por obstruir as investigações.

Salles continua esperando com a defesa do presidente Jair Bolsonaro, mas a situação pode mudar com a ”carta da prisão” e o ministro pode ser afastado do cargo temporariamente.