Planejamento de longo prazo: Ministra Tebet estabelece estratégia nacional para os próximos anos

planejamento-de-longo-prazo3A-ministra-tebet-estabelece-estrategia-nacional-para-os-proximos-anos

Tebet está fazendo um périplo por diversas capitais brasileiras com o objetivo de estabelecer um documento para o planejamento de longo prazo. A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, busca criar uma estratégia nacional para o período compreendido entre os anos de 2025 e 2050. Sua parada mais recente foi na cidade de São Paulo.

O Brasil atualmente conta com três peças de planejamento: a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). Enquanto as duas primeiras são destinadas ao curto prazo, o PPA planeja quatro anos no futuro, olhando para o médio prazo. A visita de Tebet a diferentes regiões do país tem como objetivo envolver diversos setores da economia na confecção do documento.

A expectativa é que o documento se estabeleça como uma peça “de Estado” para o longo prazo, contando com a participação de partidos e setores diversos. Mesmo com a possibilidade de alterações pontuais, a ideia é manter a “espinha dorsal” do documento, independente do governo que estiver no poder. No entanto, ainda não está claro quais serão os gatilhos propostos para garantir que o documento não se torne uma “peça de ficção”.

Especialistas têm criticado o PPA e o Orçamento Anual por não seguirem suas diretrizes à risca. Receitas previstas para o Orçamento de 2025 foram apontadas como estando fora da realidade por Salto. A ministra Tebet continuará sua jornada por outras capitais brasileiras, buscando estabelecer uma estratégia nacional que oriente o país para os próximos anos.

Em um cenário em que a economia nacional passa por constantes mudanças e desafios, é fundamental contar com um planejamento de longo prazo bem estruturado e acompanhado. A iniciativa da ministra Tebet busca garantir que o Brasil tenha uma visão clara e consistente do que deve ser feito nos próximos anos, auxiliando no desenvolvimento sustentável e na estabilidade econômica do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp