Press "Enter" to skip to content

Aquecimento global pode chegar a 3ºC, aponta relatório da ONU

Última atualização 21/11/2023 | 09:38

Uma análise publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 20, em Londres, revelou que o aquecimento global pode chegar aos 3ºC neste século apesar das iniciativas dos países para reverter as mudanças climáticas.

O chamado “Relatório Anual sobre a Lacuna de Emissões” avalia os deveres das nações no combate ás mudanças climáticas relacionados a necessidade do planeta. Ele descobriu que se os governos não agirem rápido, temperaturas altas entre 2,5º e 2,9ºC acima do período pré-industrial podem afetar a climatização do mundo.

Os cientistas alertam que se o aquecimento chegar a 3ºC o mundo poderá sofrer com consequências irreversíveis. Um exemplo disso é o derretimento dos lenções de gelo e a seca da Floresta Amazônica.

“As tendências atuais estão levando nosso planeta a um aumento de temperatura de 3ºC. A lacuna de emissões está mais como um desfiladeiro do emissões”, explicou o secretário-geral da ONU António Guterres.

Ainda que as informações não sejam nada boas, o estudo aponta que as emissões precisariam cair 42% até 2030 para amenizar o calor dentro de 1,5 graus definido no acordo. As chances para alcançar esse objetivo é de apenas 14%.

Conforme a ONU, as emissões que causam o efeito estufa tiveram aumento de 1,2% no período entre 2021 e 2022, para aproximadamente 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono.