Prefeitura vai proibir estacionamento em avenidas, criar vagas rotativas e
implantar semáforos inteligentes; veja locais das mudanças
Plano Nova Mobilidade prevê uma série de medidas e intervenções nas vias da
capital. Iniciativas devem ser implementadas nos primeiros 100 dias de 2025.
Plano de trânsito em Goiânia prevê a criação de vagas rotativas e semáforos
inteligentes
Plano de trânsito em Goiânia prevê a criação de vagas rotativas e semáforos
inteligentes
Com o objetivo de aumentar a fluidez no trânsito, a Prefeitura de Goiânia
[https://g1.globo.com/go/goias/cidade/goiania/] lançou o Plano Nova Mobilidade,
apresentado pelo prefeito Sandro Mabel (UB). A iniciativa prevê uma série de
medidas e intervenções nas vias da capital. Entre as principais mudanças, está a
proibição de estacionamento em avenidas, a criação de vagas rotativas e a
implementação de semáforos inteligentes.
O projeto foi lançado na sexta-feira (7). A Secretaria de Engenharia de Trânsito
(SET) terá o prazo de 180 dias para atualizar o plano de mobilidade urbana. A
documentação aponta caráter de urgência para que as iniciativas sejam
implementadas nos primeiros 100 dias de 2025.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, as
mudanças visam priorizar e melhorar o transporte público coletivo na cidade,
garantindo a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres.
PRINCIPAIS MUDANÇAS
De acordo com a SET, o novo plano irá restringir o estacionamento em áreas
críticas, regulamentar a carga e descarga, realizar ajustes geométricos em
cruzamentos, melhorar a sinalização horizontal e vertical, e garantir a
implementação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que irá
coordenar as operações de tráfego e transporte.
A criação de mais uma faixa para o tráfego é uma das medidas iniciais. “Serão
abertas três faixas, sendo que a terceira será preferencial para o transporte
coletivo, compartilhado com as motos”, disse o secretário em entrevista à TV
Anhanguera.
A capital irá implementar um esquema de estacionamento rotativo digital. De
acordo com Mabel, serão 6 mil pontos inicialmente e 18 mil no total na cidade,
começando a partir da região do Centro e Campinas.
LEIA TAMBÉM:
– Motos começam a utilizar corredor exclusivo dos ônibus em Goiânia
– LIVRE À DIREITA: Prefeitura de Goiânia implementa cinco pontos que permitem
furar sinal vermelho
– Goiânia já tem 16 pontos de direita livre e mais 8 serão liberados nos
próximos dias; veja quais
Para aumentar a velocidade de circulação, o prefeito anunciou um programa de
desobstrução das vias arteriais. “São dez corredores importantes, que nós vamos
aumentar a velocidade. Nós esperamos que aumente pelo menos 30% a velocidade dos
carros e do transporte coletivo”, destacou Mabel para a TV Anhanguera.
Confira as 10 vias iniciais do programa de desobstrução:
– Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136
– Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste
– Avenida 24 de Outubro
– Avenida Independência
– Avenida Castelo Branco
– Avenida Mangalô
– 5ª Avenida
– Avenida São Francisco
– Avenida 85
– Avenida T-10
Além disso, a nova mobilidade de Goiânia contará com fontes de dados (data lake)
para armazenar informações, sistemas de AVL (Automatic Vehicle Location),
bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento (ônibus, terminais e estações),
semáforos e dados de telemetria. O intuito é que a capital tenha uma central de
controle de radares e câmeras, permitindo o acesso das forças policiais em uma
rede única.
Mabel lança o Plano Nova Mobilidade para melhorar o trânsito de Goiânia — Foto:
Alex Malheiro/Prefeitura de Goiânia
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS
50 vídeos