Diário do Estado: Secretária Especial da Igualdade Racial de Juiz de Fora anuncia plano estratégico de enfrentamento ao racismo na cidade
Giane Elisa também falou sobre combate ao racismo institucional, que violam os direitos da população e a implantação do programa interno de letramento racial com os servidores. A série do MG1 entrevista secretários até maio.
Giane Elisa, Secretária Especial da Igualdade Racial de Juiz de Fora
Giane Elisa, Secretária Especial da Igualdade Racial de Juiz de Fora, falou ao MG1 desta segunda-feira (17) sobre o lançamento de um plano estratégico de enfrentamento ao racismo.
De acordo com Giane Elisa, a pasta tem a função de articular as políticas que já existem ou que precisam existir nas secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora.
“A gente chegou há três meses e a primeira providência foi criar um diagnóstico situacional do que acontece na Prefeitura de Juiz de Fora. Estamos na fase de sistematização dos dados para poder entender o que cada secretaria está fazendo ou o que não está fazendo para que a gente possa partir e criar o calendário de ações”, explicou.
Durante a entrevista, a partir da pergunta de um telespectador sobre o fomento do mercado de trabalho para a população, Giane Elisa destacou a necessidade da coleta de dados de raça-cor nas secretarias para o desenvolvimento de políticas públicas.
Para Giane, o papel da secretaria será atuar no combate ao racismo institucional, que violam os direitos da população e impedem o acesso a direitos básicos.
“Agora a gente está falando de pessoas que não conseguem acesso a unidades de saúde ou, quando conseguem, são discriminadas por causa da cor da pele e do pertencimento racial. São também aquelas que enfrentam barreiras para ingressar no ensino superior ou em instituições educacionais de forma justa e adequada. Por isso, o racismo institucional precisa ser enfrentado”, afirmou.
A secretária comentou, ainda, sobre o programa interno de letramento racial com os servidores, em que cada secretaria da Prefeitura passa a ter duas pessoas que vão articular esse assunto.
PERFIL
Giane Elisa Sales de Almeida é pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuando como professora na rede municipal da cidade, ela também é educadora popular, dramaturga, diretora artística e encenadora do D’as Ruths – Grupo de Artes Cênicas e Políticas. Entre 2020 e 2023, Giane exerceu o cargo de diretora-geral da Funalfa.
OUTRAS ENTREVISTAS:
De 17 de fevereiro a 5 de maio, o telejornal entrevistará os secretários de diversas pastas do Executivo, com o objetivo de entender quais são as propostas para o governo.