Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

A população de Goiás tem até esta sexta-feira, 30, para participar da elaboração do planejamento do Estado para os próximos quatro anos. A consulta pública realizada pelo Executivo, por meio da Secretaria da Economia, já teve cerca de 740 contribuições e está disponível no Portal do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Ao clicar em Participe do PPA, o internauta é direcionado ao formulário, pelo qual poderá escolher as políticas públicas prioritárias em cada eixo do PPA, que é a principal ferramenta de planejamento governamental de médio prazo.

PLANO PLURIANUAL 2024-2027

O participante selecionará demandas nas áreas social; de segurança pública e justiça; gestão responsável e transformadora; desenvolvimento econômico e sustentável; infraestrutura; educação; saúde; inovação, ciência e tecnologia. Além de selecionar as políticas públicas, o cidadão também poderá sugerir iniciativas ou serviços que sejam necessários à população.

“Estamos em um trabalho colaborativo, com todas as secretarias integradas, procurando conciliar a governança, o plano de governo do governador Ronaldo Caiado, o diagnóstico, a realidade fiscal e o próprio esforço de identificação de projetos estratégicos em que agora se incorpora a participação social”, explica a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.

FOCO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O planejamento dos próximos quatro anos terá foco no desenvolvimento regional e incluirá programas já estruturados e em andamento, além de novas iniciativas e serviços. “O Estado de Goiás é um dos que mais crescem no Brasil. Nós queremos mais, e é com a ajuda de todos que vamos atingir esse objetivo”, reforça a secretária.

CRONOGRAMA

A construção do PPA é coordenada pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Secretaria da Economia, que é responsável pela formulação de políticas públicas, supervisão de normas e diretrizes e orientação técnica às unidades setoriais. O fechamento da proposta do projeto de lei do PPA-2024-2027 deve ocorrer entre 17 de julho e 4 de agosto.

O PPA 2024-2027 será encaminhado até o dia 31 de agosto à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feirão de Empregos do Cotec oferece mais de 10 mil vagas e capacitação em Goiás

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, está realizando a segunda etapa do Feirão de Empregos do Cotec de quinta-feira a sábado (21 a 23/11). Com o objetivo de levar emprego e capacitação a todas as regiões do estado, o feirão será realizado simultaneamente nas sedes dos Colegios Tecnológicos do Estado (Cotecs) em Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa.
 
Durante o evento, serão oferecidas mais de 10 mil vagas de emprego, além de entrevistas presenciais, oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 17h na quinta e sexta-feira, e de 8h às 12h no sábado. Além disso, haverá encaminhamento para oportunidades abertas nas empresas locais e empresas realizarão entrevistas no local do evento.
 
O secretário da Retomada, Cesar Moura, destacou os resultados expressivos da primeira etapa do Feirão, que alcançou 9 mil atendimentos entre 7 e 9 de novembro. “Encaminhamos milhares de trabalhadores ao mercado de trabalho, prestamos serviços gratuitos para a comunidade e atraímos esse público para dentro dos Cotecs, como forma de convencer a população a se qualificar para melhorar a renda da família. Neste ano, com o aplicativo Minha Vaga, ampliamos o alcance da ação, levando esse suporte a ainda mais goianos em várias regiões do estado,” afirma.

Programação por cidade:

  • Anápolis: O público participará de atividades como a apresentação “Explorando o Show da Quimica” com experimentos práticos, além de oficinas sobre fabricação de bolo no pote, elaboração de currículo, automaquiagem e barbearia.
  • Catalão: As atividades incluirão oficinas como “Sabores e Tradições de Natal: A Magia dos Biscoitos Artesanais” e “Construindo o Futuro: Como um Currículo Assertivo Pode Abrir Portas”. Na unidade de artes Labib Faiad, haverá oficinas especiais voltadas para o setor criativo, como a “Oficina de Formação para Entretenimento com Personagens Natalinos” e a “Oficina de Empreendedorismo para Artesãos”.
  • Formosa: O feirão contará com palestra sobre elaboração de currículos e oficinas práticas, como massagem relaxante e cuidados faciais.
  • Santa Helena: Os participantes terão acesso a oficinas de ajustes e reformas de vestuário, formatação de trabalhos acadêmicos e serviços como esmaltação de unhas e escovação de cabelo.
  • Palmeiras de Goias: Serão realizadas oficinas de automaquiagem para ocasiões especiais e unhas decoradas para o Natal.
  • Piranhas: O público poderá conferir oficinas de montagem de currículo, design de sobrancelhas e automaquiagem, além de aferição de pressão arterial.
  • Caiaponia: A programação incluirá oficina de interação falada em Libras, workshop para construção de currículo, dicas de MEI e serviços de esmaltação de unhas e spa para os pés.
  • Cidade de Goiás: O Cotec oferecerá oficinas de bordados em caminho de mesa, guardanapos e panos de prato com técnicas de corte e costura, além de primeiros socorros.
Este evento é uma oportunidade única para os goianos se qualificarem e encontrar oportunidades de emprego, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos