Plataforma Córtex será integrada às câmeras do Smart Sampa em acordo inédito

Acordo vai integrar câmeras do Smart Sampa à plataforma Córtex

Convênio que será assinado esta semana vai integrar sistema de câmeras do Smart Sampa, do município, com plataforma do governo federal. A Prefeitura de São Paulo vai assinar, na sexta-feira (10/1), um convênio com o governo federal para integrar seu sistema de câmeras de segurança com a plataforma Córtex, base de dados nacional sobre veículos roubados e furtados.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o convênio será assinado com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo. Com a integração do banco de dados, as câmeras do sistema Smart Sampa, da prefeitura, passarão a identificar carros roubados a partir da leitura da placa.

“Hoje temos 20 mil câmeras na cidade com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial. Quatro mil delas têm tecnologia para fazer leituras de placas de carros roubados. Com esse banco de dados, se um veículo roubado passar pelas nossas câmeras, elas dão um alerta para a central, que comunica as viaturas da GCM e da PM, para que o veículo seja abordado e apreendido”, afirmou Nunes durante agenda no centro da cidade, onde entregou 50 novas viaturas elétricas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O Smart Sampa é a grande vitrine do governo Nunes para a área da segurança. Durante discurso, o novo secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, afirmou que a tecnologia de reconhecimento facial ajudou a prender mais de 50 foragidos somente nos oito primeiros dias de 2025.

A gestão municipal registrou 368 foragidos capturados e cerca de mil pessoas desaparecidas localizadas desde a implantação do sistema.

De acordo com a prefeitura, o convênio com a plataforma Córtex do governo federal não tem custo. Segundo Nunes, neste primeiro momento serão mantidas as 4 mil câmeras com a tecnologia necessária para a leitura de placas, mas esse número pode aumentar posteriormente.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Marta renova com Orlando Pride por mais duas temporadas: saiba mais sobre a estrela brasileira no clube dos EUA

Nesta quinta-feira (9/1) o Orlando Pride anunciou a extensão do vínculo com Marta por mais dois anos. A história de Marta no Orlando Pride, que começou em 2017, vai continuar por mais duas temporadas. O clube norte-americano anunciou a renovação com a brasileira até a temporada 2026.

Vale destacar que na última temporada Marta foi o grande nome do título do Orlando Pride da NWSL. Em 2024, a brasileira anotou 11 gols em 26 partidas disputadas. Além de ser liderança importante no clube norte-americano, Marta também esteve na conquista da prata olímpica nos Jogos Olímpicos de Paris, quando o Brasil perdeu a grande final para os Estados Unidos por 1 x 0.

Os planos do Orlando Pride com Marta vão além das quatro linhas. A ideia do clube dos Estados Unidos é dar um projeto de vida à jogadora da Seleção Brasileira, tendo em vista que a camisa 10 possui uma rotina estabelecida nos Estados Unidos.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp