Última atualização 10/08/2024 | 22:16
Com milhares de acessos em toda a rede estadual de ensino no primeiro semestre letivo de 2024, a plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (Ser Goiás) tem contribuído com a aprendizagem de 275.949 estudantes em todo o estado. A multiplataforma é desenvolvida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Sagres.
A solução educacional envolve tecnologia que permite a análise de cada regional de ensino e unidade escolar. A partir da frequência de uso e do desempenho dos alunos são adotadas estratégias personalizadas, que apoiam o professor na consolidação do ensino e no acompanhamento do estudante periodicamente.
Os dados indicam que mais de 30 milhões de atividades foram realizadas e em algumas das Coordenações Regionais de Educação (CREs) de Goiás, a taxa de participação está acima de 99%. Na CRE de Goiatuba, por exemplo, o alcance de acessos por parte dos estudantes registrados no ambiente virtual de aprendizagem foi de 99,30%.
Ainda no topo da lista de regionais com mais acesso estão Trindade, Silvânia, Mineiros, Itaberaí e Iporá.
O aumento do alcance impactou diretamente no desempenho nas atividades de Língua Portuguesa e Matemática nas unidades escolares goianas. Na Escola Estadual Alfredo Nasser, de Goiatuba, o desempenho positivo dos estudantes nestas áreas do conhecimento ultrapassa os 97%.
No mês de junho, o ambiente digital de aprendizagem bateu recorde de acessos, ultrapassando por diversas vezes a marca dos 50 mil acessos diários.
“Estamos fazendo avaliações periódicas com os estudantes e podemos identificar onde está a dificuldade do aluno em cada componente curricular. É possível personalizar o conteúdo e compreender de forma mais eficaz o que precisa ser estimulado conforme a regional e a escola,” explica a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.
A superintendente informa ainda que, por meio do monitoramento, é possível identificar os estudantes que não estão acessando a plataforma e mobilizá-los com comunicação on-line e nas escolas.
De acordo com a gerente do Ensino Fundamental da Seduc, Tamara Trentin, no primeiro semestre de 2024, o comprometimento dos estudantes e professores com a aprendizagem pôde ser observado.
“Programas ofertados pela plataforma, como o ‘Desafio Crescer’ e as atividades das aulas da Formação Geral Básica, tiveram alta adesão,” afirma ela.
Além disso, Tamara Trentin explica que houve um significativo envolvimento com outros programas, como a série “Só Vem”, voltada para o componente curricular de Projeto de Vida, e dentro da eletiva de “Meio Ambiente” o ambiente virtual, que disponibiliza materiais para refletir sobre práticas sustentáveis a partir do protagonismo estudantil.