Plataforma vencedora em 2022 hoje é protagonista no combate ao desmatamento

Plataforma vencedora em 2022 hoje é protagonista no combate ao desmatamento

Vencedor do prêmio Goiás Sustentável em 2022, o Sistema de Informações Geográficas Ambientais do Estado de Goiás (Siga) transformou-se em protagonista na luta que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) trava contra os danos ambientais no Cerrado.

 

Graças ao Siga, o volume de autuações por infração ambiental (relacionadas a desmatamento, incêndios, loteamentos irregulares, barragens sem licença e uso de água sem outorga) cresceu mais de 255% em uma comparação entre 2019, último ano sem a implementação do programa, e 2022. “A plataforma está no ar desde 2020 e tem alcançado resultados eficientes no combate ao desmatamento em Goiás”, explica o coordenador do sistema, Murilo Cardoso.

 

“Com a sistematização de dados, os analistas e fiscais hoje têm o acesso rápido e otimizado às informações”, diz Murilo. “Além do mais, como o Siga conta com tecnologias de inteligência artificial e redes neurais, é possível detectar com mais rapidez novos focos de desmatamento e de incêndio e, por consequência, tomar decisões mais ágeis”, complementa.

 

A partir do Siga, a Semad iniciou o processo de autuação remota, pelo qual o analista avalia uma denúncia de desmatamento com base em dados de satélite e valida, ou não, a infração ambiental.

 

“Caso tenha existido uma ação ali, a pasta prossegue na construção dos mapas e do relatório. Em seguida, lavra os autos de infração e os encaminha pelo correio, fechando o processo totalmente remoto de autuação por danos ambientais”, conclui o coordenador do Siga.

 

Goiás Sustentável

 

Em junho, a Semad realiza a edição de 2023 do prêmio Goiás Sustentável. A exemplo do que fez com o Siga no ano passado, o governo vai laurear projetos e iniciativas que contribuem para proteção do meio ambiente e disseminação de práticas comprometidas com a sustentabilidade.

 

As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio. Os três finalistas de cada uma das seis categorias serão divulgados no dia 31 deste mês. As categorias são: Inovação, Ciências e Educação; Atividade Rural e Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública e Autoridade Pública; Terceiro Setor; Imprensa; e Servidor Público.

 

O processo de inscrição é gratuito e pode ser feito neste link. Os concorrentes podem inscrever mais de um projeto, mas devem observar os critérios dispostos no regulamento da premiação. Para os vencedores e finalistas do Prêmio Goiás Sustentável, serão concedidos os direitos de uso dos “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Finalista”, “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor” e do Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor Geral”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Procon Goiás interdita quiosque no Aeroporto de Goiânia

Fiscais do Procon Goiás interditaram, nesta quinta-feira, 02, um quiosque localizado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por práticas abusivas.

A ação ocorreu devido a denúncias recebidas de que vendedores desta empresa abordavam os passageiros oferecendo “pacotes de benefícios”. Eles fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.

Em 2024, o Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.

Consumidores relatam que eram abordados próximos a escada rolante do aeroporto, alguns inclusive com horário já perto ao de embarcar, por pessoas oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”.

Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato. A ação foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.

Cuidados

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, alerta que é preciso atenção dos que transitam pelo aeroporto.

 “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.

Interdição

A empresa já havia sido notificada pelo Procon Goiás no final do mês de outubro de 2024, mas não apresentou documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão.

Nessa nova fiscalização, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas por não ter um contrato de adesão com cláusulas claras e não passar informações adequadas aos consumidores. Além de utilizar publicidade enganosa e de captar os clientes de forma abusiva.

Até que faça todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.

O consumidor que se sentir lesado, pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp